Serviços do governo que podem ser feitos de forma online

Se você ja precisou solicitar, agendar ou conferir algum serviço proporcionado pelo governo há algum tempo atrás, pode ter encontrado dificuldades no atendimento. Essa situação era recorrente em órgãos que prestavam serviços públicos para a o população, o que veio a ser modificado com a possibilidade de acessar alguns serviços através da internet. Você sabe quais deles pode acessar?

A popularização da tecnologia é um ponto interessante que está diretamente ligado com o desenvolvimento social, e por isso, os órgãos públicos que precisam prestar serviços a população passaram por um modelo de atualização a fim de facilitar os processos envolvidos. Existem diversos serviços possibilitados através de plataformas digitais e você poderá estar conferindo abaixo alguns dos mais utilizados: 

Agendamento INSS

A fim de diminuir o fluxo nas unidades referentes e facilitar o atendimento para os contribuintes que precisam, o INSS promoveu a criação do agendamento de serviços pela internet. Esse é um dos recursos que passaram a ficar mais acessíveis para você e para conferir a possibilidade, basta acessar a plataforma digital do INSS e verificar a disponibilidade de datas.

Depois é só agendar e conferir os documentos necessários pra a consulta presencial. Os serviços dizem respeito a benefícios como o seguro desemprego, o auxílio doença, auxílio maternidade, ente outros.

Consulta PIS

O Programa de Integração Social (PIS) é um órgão muito importante que possibilita o pagamento do abono salarial. O saque do PIS 2020 ficará disponível para alguns trabalhadores e pode chegar a até um salário mínimo.

O benefício é pago em lotes e por isso, é difícil para o trabalhador prever a possibilidade do saque. Isto para quem ainda não acessa a consulta PIS 2020 através do serviço online, uma das mudanças propostas pela popularização da tecnologia.

Agendamento para emissão de documentos

Uma outra opção que fica viável a partir de serviços online é o agendamento para a solicitação e emissão de documentos. Antes, quem precisava solicitar documentos como a carteira de identidade, precisava se locomover até uma unidade responsável para pegar uma ficha e ser atendido dentro do prazo.

Hoje, essa opção foi facilitada pelo agendamento online, que garante um serviço mais eficaz e a garantia de que o servidor será atendido no prazo estimado.

Declaração do imposto de renda

A declaração online do imposto de renda já está disponível já algum tempo, a diferença é que agora todo contribuinte pode ter acesso a diversos serviços através da plataforma da receita federal.

Para quem pretende realizar a declaração, o interessante é baixar o programa da Receita Federal desenvolvido com essa finalidade. Enquanto isso, quem quer estar atento a informações lançadas pela Receita, é interessante baixar o aplicativo do órgão no celular.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *