O que acontece se você não pagar o INSS?

O INSS é um recurso muito importante que irá proporcionar alguns serviços para você. Por isso, o cumprimento da contribuição do INSS é fundamental para os cidadãos brasileiros. Mas o que acontece se você não cumprir com o pagamento do INSS? Esclareça esta e outras dúvidas lendo o texto abaixo:

O que é o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de responsabilidade da Previdência Social, por isso, proporciona vários serviços relacionados a mesma. A Previdência rege diversos direitos dos trabalhadores, desta forma, muitos benefícios previstos pelas leis trabalhistas devem ser autorizados pelo INSS.

Mensalmente, o servidor irá contribuir com uma determinada porcentagem, que será descontada do seu salário bruto. Esta contribuição será reavista em forma de benefícios como a aposentadoria, por exemplo.

O valor a ser descontado pode variar entre 8 e 11% da sua remuneração mensal e estará especificada na sua folha de pagamento. Caso tenha dúvidas, confira com o seu empregador.

Por que é importante contribuir?

Como você pôde conferir o INSS está diretamente ligado com a Previdência Social, portanto, cumprir com as taxas é fundamental para garantir os seus direitos como trabalhador.

Como por exemplo, ter acesso ao seguro desempregoEste benefício fica disponível quando o empregado é dispensado de seu cargo se comprovação de justa causa. Também é possível acessar a aposentadoria, o auxílio-doença e em algumas situações, a pensão por morte.

Vale ressaltar que existem diversas categorias para contribuir com o INSS, como a do MEI e  o INSS autônomo. Desta forma, você cumpre com as contribuições necessárias e tem acesso aos recursos mais importantes do órgão.

O que acontece se eu não pagar?

Mas e quem interrompeu as contribuições do INSS ou ficou desempregado? Bem, parar de pagar o INSS não quer dizer que todos os seus direitos serão perdidos. Cada benefício irá ter seu próprio funcionamento. Para a pensão por morte,por exemplo, é preciso que as contribuições mínimas tenham sido cumpridas para que os dependentes possam ter acesso ao valor.

No caso da aposentadoria, as contribuições realizadas ficam arquivadas e podem ser usadas no cálculo total quando você voltar a contribuir. São necessárias 180 contribuições para se aposentar na categoria simples independente da idade.

No geral, quando você cumpre com a Previdência, as mensalidades ficam guardadas e você pode retornar com a contribuição a qualquer momento. Se ainda tiver dúvidas quanto a sua situação, entre em contato com o órgão e confira as suas pendências e cumprimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *